Estação Central de Antuérpia - uma catedral de mármore
O caminho entre Amsterdam e Bruxelas é realizado por milhares de turistas todos os anos, um grande passeio entre as capitais do oeste europeu. Mas muitos não apreciam o que há no meio do caminho, como a cidade de Antuérpia (Antwerpen) por exemplo, a cidade dos diamantes. Possui uma praça central lindíssima e uma imponente catedral com 123 metros de altura. Entretanto, o primeiro impacto acontece ao chegar na cidade na própria Estação Central de trem. Uma verdadeira catedral de mármore para os trens e sem dúvida uma das mais lindas estações da Europa.
A Estação Central de Antuérpia é uma das mais impressionantes do mundo, tendo sido apelidada de “a Catedral Ferroviária”. Foi construída entre 1895 e 1905 substituindo a antiga estação de madeira. Possui três andares de plataformas e um shopping Center.
Tem uma cúpula enorme e oito torres menores, tendo sido, a partir de 2009, todo ornamentado, incluindo grandes estátuas de leão. Seu colorido interior foi ricamente decorado com mais de 20 tipos diferentes de mármores e pedras. O hall principal e a cafeteria da ferroviária podem ser comparados ao interior de muitos palácios. Nem um pedacinho sequer, dentro ou fora do prédio, ficou sem decoração.
Uma abóboda de 185m de comprimento e 44m no seu ponto mais alto cobrem as plataformas e pequenas lojas que compõem o distrito dos diamantes próximo à estação.
Sem dúvida esta linda estação merece uma paradinha na sua viagem, e aproveite para conhecer o centro e a Catedral, que é outra galeria de arte.
Como Visitar:
Acesso: por ser uma estação de trem não há horário ou ingresso e o modo mais fácil de chegar é, lógico, vindo de trem. Demora cerca de 2h de viagem a partir de Amsterdam em trem comum, de 1h a partir de Bruxelas e 1:30h de Bruges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.