quarta-feira, 19 de novembro de 2014

França: Amboise - Le Clos Lucé

Le Clos Lucé - A casa francesa de Da Vinci

    Passear por castelos no interior da França, no Vale do Loire, sem dúvida nos remetem à histórias de príncipes e princesas, reis e rainhas, paixão e muito luxo. Mas nem tudo nesta região tem uma relação com contos de fadas, aqui também encontramos a explicação de por quê a Monalisa está no Museu do Louvre, e não num museu da Itália, berço de Leonardo Da Vinci. Eu lhes apresento o Clos Lucé, a casa francesa de Leonardo.





    A 500m do castelo de Amboise está o Clos Lucé, dedicado aos experimentos de Leonardo Da Vinci. Convidado por Francisco I, rei de França, Leonardo da Vinci passou os seus três últimos anos de vida no Castelo do Clos Lucé onde se dedicou a levar a cabo as suas invenções e a estudar grandes projetos para o monarca, antes de morrer em 2 de maio de 1519. Propriedade da família de Saint Bris há dois séculos, o Castelo do Clos Lucé apresenta o conjunto das obras de Leonardo da Vinci.
    Quando ele foi para a França, carregou consigo algumas de suas obras mais recentes e importantes, e dentre elas a que viria ser a mais famosa de todas, a Monalisa. Neste castelo encontramos uma réplica da pintura e um desenho bem curioso por suas semelhanças com a Monalisa.




    O Castelo do Clos Lucé apresenta, nas salas onde estão expostas as maquetes, diversas animações em 3D, que permitem compreender como funcionam as invenções de Leonardo e vê-las em movimento. A Exposição “Leonardo da Vinci engenheiro” – Colecção Elie Azoulay – com 50 maquetes realizadas com base nos desenhos de Leonardo da Vinci, evidenciam a diversidade e o talento de inventor.




   O visitante poderá visitar o seu quarto, o seu gabinete de trabalho, as salas renascentistas, a cozinha, a capela cujos afrescos foram pintados pelos seus discípulos, bem como 40 das suas invenções nas áreas da engenharia militar, do urbanismo, da mecânica, das máquinas voadoras e da hidráulica. 
  


    Durante um passeio, os visitantes poderão descobrir as fontes de inspiração do mestre, com a ajuda de 16 máquinas gigantes acionáveis, 32 telas translúcidas de 3 a 4 metros de altura, onde estão representados desenhos e pormenores dos quadros de Leonardo da Vinci, pois como homenagem, réplicas de invenções de Da Vinci enfeitam o jardim.






    Uma curiosidade que liga a história deste grande inventor com o rei François I é a existência de um túnel que ligaria o Clos Lucé ao Castelo de Amboise, onde vivia o rei. A passagem, hoje, está selada por um desmoronamento, impossibilitando escavações pelo risco de novos desabamentos. Entretanto, ao ligar o posicionamento do início do túnel em ambos os castelos, dá para supor esta conexão. Os historiadores explicam que François I tratava Leonardo como se fosse um pai e que por isso teria esta acesso exclusivo.



     Assistir o pôr do sol também pode ser uma atração a parte.



Como Visitar:
Endereço: Rue du Clos Lucé, 2, Amboise.
Acesso: É possível acessar de carro ou de trem (estação a 2km)
Horário: Variam conforme os meses do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.