Um castelo com muitas faces e cheio de histórias
Passeando pelo vale dos castelos franceses, o Vale do Loire, dentre suas mais belas e curiosas atrações está o Castelo de Blois. Erguido no centro da cidade de Blois, compreende vários edifícios construídos entre o século XIII e o século XVII, ao redor do pátio principal.
O castelo medieval tornou-se uma residência real e a capital política do reino durante o reinado de Luís XII de França. No início do século XVI, o soberano iniciou uma reconstrução do castelo e a criação de um jardim Renascentista (em 1890 a construção da Avenue Victor Hugo destruiu os jardins). Esta ala, feita em tijolo encarnado e pedra cinzenta, constitui a entrada principal do palácio, caracterizada por uma estátua equestre do rei acima citado. Apesar de o estilo ser essencialmente gótico, existem elementos Renascentistas, tais como um pequeno candelabro.
Quando Francisco I subiu ao trono, a sua esposa, Cláudia de França, mobiliou Blois com a intenção de se mudar para lá, deixando o Château d'Amboise. Francisco I iniciou a construção de uma nova ala e criou no palácio uma das mais importantes bibliotecas da época. Depois da morte da esposa, em 1524, ele passou muito pouco tempo em Blois, tendo a impressionante biblioteca sido levada para o Real Château de Fontainebleau, onde foi usada como “Bibliothèque Nationale” (Biblioteca Nacional). Nesta ala a arquitetura e a ornamentação são marcadas pelas influências italianas. Ao centro está a monumental escadaria em espiral, coberta por finas esculturas e com vista para o pátio central. Por trás desta ala está a fachada das galerias, caracterizada por uma série de nichos desligados.
Durante o reinado de Louis XIII, em 1635, ele exilou sua mãe em Blois. Para não enlouquecer, ela mandou construir uma nova ala para homenagear Gastão de Orléans, irmão do rei. Mas antes de finalizar, ela decide fugir, deixando uma obra-prima inacabada de arquitetura clássica francesa.
Depois da Revolução Francesa o imenso palácio foi abandonado por mais de cento e trinta anos. Os revolucionários decidiram destruir qualquer símbolo da velha nobreza, enquanto enriqueciam a eles próprios, saqueando o palácio e roubando várias estátuas, emblemas reais e brasões. Num estado de total abandono, foi decidido que seria demolido. Esta atitude foi, porém, adiada para que servisse de aquartelamento militar. Em 1841, sob a direção de Luís Filipe I, o Château de Blois foi classificado como monumento histórico. Foi restaurado e transformado num museu. Incluído na visita ao palácio está o gabinete onde Catherine de Médici, supostamente, guardaria os seus venenos. Provavelmente, o "chamber of secrets" tinha um propósito bem mais banal: exibir objetos preciosos para os convidados.
Este palácio, além de residência de vários Reis da França, também foi o local onde o Arcebispo de Reims abençoou Joana d'Arc, em 1429, antes de esta partir com o seu batalhão para combater os ingleses em Orléans.
Além de todas estas histórias fantásticas sobre as diferentes fachadas e construções do que hoje constitui o Château, o interior também é bastante curioso e vale a visita. As portas pequenas e os cômodos extremamente e exageradamente decorados pela esposa de Francisco I nos levam a refletir, se podemos considerar requinte ou exagero, se é belo ou se é feio. Por isso, não deixe de conhecer este maravilhoso castelo!
O verão pode ser uma ótima opção para o passeio, uma vez que nesta época acontece o show Son et Limère (Show de Som e Luz) que contam as histórias do local.
Como Visitar:
Endereço: Place du Château 6 - Blois
Acesso: Para conhecer o Vale do Loire como um todo eu costumo recomendar o aluguel de carro, já que permite uma mobilidade maior e mais fácil, sem problemas de horários e correria, mas há outros meios de se chegar ao Château de Blois - http://www.chateaudeblois.fr/?-Coming-to-the-chateau-&lang=en
Horários e Ingresso: Variam conforme a época do ano, vale a pena observar o site oficial - http://www.chateaudeblois.fr/?-Opening-times-and-prices-&lang=en
Informações sobre o show de verão: http://www.chateaudeblois.fr/?-Sound-and-Light-Show-&lang=en
Outras informações: http://www.chateaudeblois.fr/?lang=en
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.