sábado, 15 de agosto de 2015

Bélgica: Antuérpia - Onze Lieve VrouweKathedraal (Catedral de Nossa Senhora)

        A mais majestosa catedral belga        

   Antuérpia é uma cidade belga linda, porém atrai menos turistas do que as cidades belgas de Bruxelas, Bruges e Gent. Mas lhes garanto que os visitantes que lá se aventuram não ficam nem um pouco desapontados, pelo contrário, a beleza da rua Meir e do Grote Markt (Grande Mercado) são de cair o queixo. A estação central de trem de Antuérpia, a qual já escrevi sobre aqui, é considerada a mais linda da Europa. Então, para completar este circuito deslumbrante por esta bela cidade, venha comigo conhecer, o que talvez seja o ponto turístico mais famoso da cidade de Antuérpia e muito conhecido por toda a Bélgica, e que pode ser avistado a enormes distâncias, a Catedral de Nossa Senhora (Onze Lieve VrouweKathedraal).


   A Catedral está situada na Groenplaats (grande praça), onde até o século XVIII se situava o principal cemitério da cidade. Com o domínio austríaco foi proibido cemitério dentro dos muros da cidade, tendo sido convertido em praça. Hoje é a principal praça da cidade, localizada no coração do centro histórico, rodeada principalmente por cafés e onde é possível provar as peculiares cervejas.



Um pouco de história:
     Por mais de mil anos os católicos de Antuérpia têm honrado e reverenciado Nossa Senhora, que é a padroeira tanto da cidade quanto da Catedral. Onde agora fica a Catedral, havia uma pequena capela de Nossa Senhora entre os séculos IX e XII, que adquiriu o status de igreja paroquial em 1124. Durante o século XII foi substituída por uma igreja românica maior. Com o que permaneceu do muro e da fundação, parece que a igreja românica tinha cerca de 80 metros de comprimento e 42 metros de largura, devendo ter se parecido com a St. Maria im Kapitol em Colônia, na Alemanha.
   Em 1352, a construção de uma nova igreja foi iniciada, e se tornaria a maior igreja gótica na Holanda (já que naquela época a Bélgica pertencia à Holanda). No início, era para ser formada por duas torres de igual altura.


    Em 1521, depois de quase 170 anos, a Igreja de Nossa Senhora estava pronta. A torre sul chegou apenas até o terceiro curso de cordas. Depois que a nova igreja foi em grande parte destruída pelo fogo durante a noite de 5 e 6 de outubro de 1533, toda a energia e recursos foram destinados a sua reparação. A conclusão da segunda torre festava atrasada, o que levou ao seu adiamento final. Além disso, a igreja só se tornou a principal igreja do bispado de Antuérpia, e, portanto, uma catedral, em 1559, e perdeu este título novamente entre 1801 e 1961, porque o bispado foi abolido durante este período.
    O incêndio de 1533 não foi o único desastre pelo qual a Catedral passou. Apenas 33 anos mais tarde, durante a iconoclastia (contra a adoração de ícones religiosos) de 20 de agosto de 1566, os protestantes destruíram uma grande parte do valioso interior. Quando Antuérpia ficou sob administração protestante em 1581, uma série de tesouros artísticos foram mais uma vez destruídos, removidos ou vendidos. Só depois de 1585, com a restauração da autoridade católica romana, quea  tranquilidade voltou mais uma vez.


   Em 1794 os revolucionários franceses conquistaram a região, quando saquearam a Catedral de Nossa Senhora e infligiram danos graves a ela. Por volta de 1798, a administração francesa ainda brincou com a ideia de demolir o edifício. Mas mesmo depois de cada golpe sofrido, a Catedral foi capaz de se recuperar. Em 1816, várias obras de arte importantes foram devolvidas de Paris, entre as quais três obras-primas de Rubens. E ao longo do século XIX, a igreja foi completamente restaurada e remodelada.
    Entre 1965 e 1993, uma outra restauração completa ocorreu. Embora o trabalho não pare e uma série de projetos de restauração ainda estejam em andamento, a Catedral de Nossa Senhora está em excelente condição atualmente. Naturalmente, ela ainda serve como igreja, como um lugar para orar, mas mais do que nunca, é também um museu multifacetado que atrai centenas de milhares de visitantes a cada ano, de todas os lugares e todos os continentes.



    Você avistará a Igreja de Nossa Senhora muito antes de chegar às suas enormes portas de madeira e fachada de pedra ornada. A torre de 123 metros se destaca entre os edifícios da cidade. A catedral foi construída ao longo de 169 anos, de 1352 a 1521, sendo o edifício mais alto construído na época. Sua área é de 1 hectare, o que faz dela ainda hoje o maior prédio do tipo em toda a Bélgica ou Holanda.



   No interior, a arquitetura não é menos impressionante. Sete naves compõem a maior parte do espaço, sendo a central a maior delas. Conte os 48 pilares de mármore branco alinhados no corredor que leva até o altar.


    As obras do altar são criação do artista mais famoso da Antuérpia, Rubens. Quatro de suas obras-primas religiosas, incluindo "A Elevação da Cruz" e o "Tríptico da Ressurreição", estão expostas na catedral. Olhe para cima enquanto caminha para se encantar com os belos trabalhos nos vitrais. Cinquenta e cinco janelas, incluindo "A Última Ceia de Rombouts", refletem suas cores no interior da igreja. Outra obra que merece destaque é a estátua de mármore da Virgem e o Menino, criada pelo anônimo “Mestre das Virgens de Mármore de Maasland”.













   A principal relíquia que sobreviveu à Idade Média e que está na igreja é a tumba de Isabella de Bourbon.



Como Visitar:

Endereço: Está situada na Groenplaats

Acesso: A partir da Estação Central de Antuérpia é possível ir a pé por 1,6 quilômetros (recomendo passar pela Rue Meir e pelo Grote Markt no caminho) ou pegar o bonde 9 ou 15 diretamente até lá.

Horários: De 2ª a 6ª das 10h às 17h, Sábados das 10h às 15h e Domingos e feriados das 13h às 16h.

Ingresso: A Catedral cobra uma taxa de visitação de € 6,00 (euros) por adulto. Estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam € 4,00 (euros), e crianças até 12 anos têm entrada gratuita.

Visitas Guiadas: Para visitas guiadas consulte o site oficial.

Outras Informações: Veja outras informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.