Dinan - uma volta a era medieval
Voltar ao passado é possível quando se vai a uma cidade como Dinan. A cidade toda murada como defesa de batalhas e guerras segue um padrão medieval em suas construções de prédios, casas e ruas. Inclusive as novas casas que estão fora do muro mantiveram o padrão, o que preserva o charme da cidade. É uma cidade para estacionar o carro e caminhar, descobrir cantinhos, ruas e lindas vistas. Duas coisas que não dão para deixar de ver nesta cidade são a Porta do Jerzual, na Rua do Jerzual, e o caminho sobre a muralha bem ao lado dela, e a Igreja de Saint-Malo. Não deixe de desbravar esta pequena, histórica e charmosa cidadezinha.
A Rue du Jerzual e a Porte du Jerzual são o ponto inicial para um passeio ao passado da cidade. Pode se preparar para uma subida íngreme em paralelepípedos, por onde, antigamente, passavam as carroças com as mercadorias. É nesta parte alta da cidade que grande parte da história vai se revelar diante de seus olhos. Para seu desenvolvimento foi criada uma ligação através do Rance para o mar. No encanto indefinível de suas pequenas casas de madeira que revestem ambos os lados do que uma vez foi a principal rota que levava à cidade alta, esta rua é a casa de muitos artesãos diferentes: sopradores de vidro, oleiros, marceneiro, pintores, escultores, etc. A maioria dessas casas foram construídas entre o século XV e XVI. Uma delas, maior que as outras, construída no século XV, que agora se tornou museu, é a antiga casa do governador. A porta de Jerzual que protegia a entrada para a cidade foi construída nos séculos XIV e XV. Ela é prolongada, em cada lado, muralhas imponentes que possuem uma acessível ao público.
Porte du Jerzual |
Rue du Jerzual vista de cima do muro |
As construções fora do muro são mais luxuosas, mas seguem o padrão. |
Église Saint-Malo:
Saint Malo morreu em 15 novembro de 630 em nossa região e deu seu nome à diocese. A cidade de Dinan nasceu por volta do ano 1000. Em 1066, o Senhor de Dinan, Olivier I fundou a primeira igreja de Saint Malo. A cidade de Dinan cresceu. Desde o século XIII, tornou-se necessário para os Duques da Bretanha construir e cercar a cidade com muralhas altas para se defenderem. A igreja e o falso castelo Saint Malo encontraram-se fora das fortificações de Dinan. Em 1487, o exército francês invadiu a Grã-Bretanha, e marchou para Dinan. Diante deste perigo, o duque Francisco II ordenou a destruição da igreja de Saint Malo por razões de defesa. Ele temia que o local se transformasse em um bastião e atraísse bombardeios à cidade de Dinan. Mas foi em vão. Os habitantes de Dinan, pacificamente, abriram as portas para o exército do rei da França em 8 de agosto de 1488. A cidade perdeu seu santuário. Em 1489, Jean II de Rohan, o tenente-general do Rei da Grã-Bretanha, com a aprovação da cidade de Dinan, permite a compra de terra entre a rua alta e a Rue Neuve para construir uma nova igreja. A construção da nova igreja de Saint-Malo começou em 1490.
Mas durante a Revolução Francesa todas as suas obras de arte foram quebradas, queimadas ou vendidas. A igreja, casa de Deus, tornou-se a casa das pessoas. Durante este período, o prédio serviu como um mercado de milho, foi transformada em um teatro e depois serviu para forjar armas. A nave e a torre foram vítimas de um incêndio. A igreja ficou em ruínas. Desde 1803 a igreja vem sendo restaurada e novas coisas tem sido criadas até os dias de hoje.
A Igreja por si só é linda, mas no fim do inverno o que chama a tenção de turistas e moradores é o pé de magnólia que fica completamente florido em contraste às demais árvores completamente sem folhas. Sem dúvida ela dá charme ao lugar.
Como Visitar:
Dinan: para chegar à cidade somente por meio de carro ou ônibus ou excursão. Não há trem na cidade.
O ideal para esta cidade é estacionar o carro próximo ao centro e percorrer a pé. Não há muita informação turística, então, por segurança, leve um GPS ou um mapa impresso com você (http://www.hot-map.com/dinan).
Porte du Jerzual: fica na Rue du Jerzual.
Église Saint-Malo: fica na esquina da Grande Rue com a Rue de la Boulangerie, 12. Outras informações: http://paroisse-dinan.catholique.fr/Eglise-Saint-Malo-a-Dinan
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.