Escher in het Paleis - um museu cheio de ilusões!
Se você gostar de museus e de arte, recomendo uma visita à exposição de Escher num antigo Palácio de Den Haag. Caso não goste de museus de arte, ainda assim recomendo a visita, pois tenho certeza de que este irá lhe despertar a atenção e tornará seu passeio bem interessante.
Escher in het Paleis é uma exposição permanente dedicada ao artista mundialmente famoso Maurits Cornelis Escher, cuja arte impressionou milhões de pessoas por todo o mundo. A exposição se encontra no antigo Palácio de Inverno da Rainha Mãe Emma, da Holanda. É o único edifício público em Den Haag onde o ambiente original de um palácio real foi mantido.
Maurits Cornelis Escher (1898-1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Ele também era conhecido pela execução de transformações geométricas (isometrias) nas suas obras. Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com efeitos de ilusões de ótica, o que realmente nos faz querer ficar apreciando cada obra exposta no museu.
A arte de Escher incute um sentimento de espanto e admiração, e fascina jovens e adultos com seu mundo mágico. A exposição inclui gravuras famosas 'impossíveis', como "Dia e Noite", onde a paisagem holandesa parece se transformar em um bando de pássaros, e "subir e descer" que retrata fileiras de pessoas perpetuamente subindo e descendo um lance de escadas. Suas estruturas fantásticas, que não poderia existir no mundo real, são ilusões de ótica que brincam com a perspectiva.
O segundo andar foi transformado em uma experiência especial para a apresentação: O olho de Escher. Uma ilusão óptica descreve algo que é de fato impossível. M.C. Escher era um mestre nesse campo. Uma ilusão de ótica significa, literalmente, fazer puzzles com seus olhos.
Apesar das obras de Escher já encherem nossos olhos e encarregarem-se da diversão, não deixe de apreciar o local da exposição, pois este é um belo Palácio.
Emma, a primeira das quatro rainhas que governaram a Holanda por um século, usou este palácio como sua residência de inverno do ano de 1901 até sua morte em 1934. O palácio foi oficialmente utilizado pela família real até 1990. O edifício em si possui mais de duzentos anos. Ele está situado no coração histórico de Den Haag, junto a uma das mais bonitas e prestigiadas avenidas dos Países Baixos: het Lange Voorhout, que abriga um grande número de eventos culturais no verão. Os cômodos do Palácio oferecem aos visitantes uma perspectiva contemporânea do como o Palácio seria nos dias de Emma.
Como Visitar:
Endereço: Lange Voorhout 74, Den Haag
Acesso: é possível chegar usando transporte público como ônibus e bonde (tram). Outras informações: http://www.escherinhetpaleis.nl/visitor-information/getting-there/?lang=en
Ingresso e Horário: consultar - http://www.escherinhetpaleis.nl/visitor-information/admission-and-opening-hours/?lang=en
Outras informações: http://www.escherinhetpaleis.nl/?lang=en
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.