Usina de Itaipu - A majestade latina na produção de energia
Apesar das muitas discussões entre os ambientalistas sobre a construção de usinas hidrelétricas e seus impactos ambientais, não há como negar a magnificência e imponência desta imensa construção que hoje é responsável pela geração de energia que abastece o Paraguai e a maior parte do Brasil. A Usina, juntamente com o Lago Itaipu, museus, viveiro, entre outros, formam um dos complexos mais visitados no país.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Foi construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, com o objetivo de aproveitar o potencial hidráulico das águas do rio Paraná, pertencente em condomínio aos dois países. Seu reservatório abrange 15 municípios do oeste paranaense e um do Mato Grosso do Sul.
Itaipu recebeu este nome em homenagem a uma pequena ilha do rio Paraná, sobre a qual está hoje assentada a Usina. A ilhota era chamada pelos indígenas de “Itaipu”, que em tupi-guarani significa “a pedra que canta”, pelo barulho que as águas faziam ao bater nas pedras.
Devido às dimensões, a hidrelétrica é considerada “A Obra do Século” e uma das sete maravilhas do mundo moderno, conforme pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Engenharia Civil, com engenheiros de todo o mundo.
O complexo é formado por 9 partes, como mostra o mapa turístico abaixo:
1. Centro de Recepção de Visitantes:
O Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu está a 12km do centro de Foz do Iguaçu, 38 km das Cataratas do Iguaçu e 6 km da Ponte da Amizade. Este é o local de entrada para o parque, onde se compram os ingressos, caso não tenham sido comprados pela internet, conforme o tipo de passeio escolhido, e também onde se encontram os souvenires para lembranças e presentes na loja do parque. No caso do passeio para a Usina, os carros ficam estacionados neste local e um ônibus especial fará o percurso.
2. Mirante Central:
Daqui se tem uma ampla visão da barragem de aproximadamente 8km de extensão e 170 metros de altura. Também é possível observar o Painel do Barrageiro, uma homenagem aos cerca de 100 mil trabalhadores, brasileiros e paraguaios, que ajudaram a construir Itaipu.
Painel do Barrageiro |
Mirante Central |
3. Bosque do Trabalhador
Com a missão de plantar novas árvores, uma vez que a vegetação local acaba sendo muito afetada na construção desse tipo de usina, foi criado em 1998 o Bosque do Trabalhador, onde pessoas que tiveram envolvimento com a obra e com a operação da usina foram convidadas a plantar uma árvore. Este movimento acontece até os dias de hoje.
4. Barragem:
Estrutura de concreto construída para reter o curso do Rio Paraná e formar o reservatório da usina. É o ponto onde estão instaladas as unidades geradoras de energia elétrica.
A visão panorâmica, do mirante central, é fascinante. Todavia, o gigantismo da Itaipu é ainda mais perceptível quando se percorre a barragem. Caminhar pelo alto do paredão de concreto rende uma vista privilegiada do reservatório. Dentro dele, as atrações são a arquitetura, que lembra a de uma catedral por causa do formato côncavo, e o antigo leito do Rio Paraná. No Edifício de Produção, o visitante tem a oportunidade de conhecer a sala de comando central, que controla a operação de turbinas e geradores, e a enorme galeria de onde se pode a tampa das unidades geradoras. O giro pela barragem ainda permite a observação do canal de fuga, por onde a água que movimentou as turbinas retorna ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.
Barragem |
Vertedouro |
Lago Itaipu |
5. Mirante da Margem Direita
Daqui é possível observar todo o complexo na margem oposta do rio, ver a barragem por outro ângulo e ver o vertedouro ainda mais de perto. O vertedouro serve para escoar a água em excesso que chega ao reservatório durante o período de chuvas.
A abertura do vertedouro não atende a um cronograma pré-determinado. Está diretamente ligada ao nível do lago. Quem tem a sorte de acompanhar o escoamento da água pelas três calhas assiste um espetáculo inesquecível. A vazão do vertedouro de Itaipu é equivalente a 40 Cataratas do Iguaçu. Esse dilúvio despenca de um tobogã de 30 metros para formar um regurgito de 10 metros e, finalmente, voltar ao leito rochoso do Rio Paraná, a 40 metros de profundidade.
6. Canal da Piracema
É um canal com 10 km de extensão que liga o Rio Paraná, no trecho adiante da usina, ao reservatório para permitir a migração dos peixes rio acima.
7. Ecomuseu
O visitante percorre um circuito dividido em módulos que apresentam desde a ocupação da região da usina na margem brasileira até os projetos de conservação ambiental da Itaipu. Dentro desse roteiro estão atrações como os espaços temáticos de água e energia. Há também uma réplica do eixo de uma turbina em atividade, com direito aos ruídos característicos do coração da usina. Um painel de fotos homenageia as 40 mil pessoas que trabalharam na construção da hidrelétrica.
Réplica do eixo de uma turbina |
8. Refúgio Biológico Bela Vista
É uma unidade de proteção ambiental, criada nos anos 70 para receber milhares de animais “desalojados” pela usina, e onde Itaipu pesquisa a produção de mudas florestais, a reprodução de animais silvestres em cativeiro e a recuperação de áreas degradadas.
É possível percorrer trilhas em meio à mata para ver de perto, em viveiros, animais como a onça-pintada, o macaco-prego e o gambá, nativos da região do reservatório. A observação é feita ao longo da Trilha dos Animais. Na Trilha Guaimbê, a atração são espécies florestais como o cipó guaimbê, que cresce entrelaçado a árvores de angico gurucaia de aproximadamente 300 anos, 26 metros de altura e 3,5 metros de circunferência. As trilhas dos Sentidos (elementos da natureza estimulam olfato, tato, audição, paladar e visão), de Experiências em Sustentabilidade (apresentação de sistemas construtivos e energéticos economicamente viáveis e ecologicamente corretos) e das Águas (demonstração da importância de se preservar os mananciais) promovem a educação ambiental dos visitantes. As caminhadas, de até duas horas de duração, sugerem o uso de roupas e calçados adequados.
9. Parque Tecnológico Itaipu
Desde 2007, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, entidade que opera o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), é responsável pela operação e gestão do Complexo Turístico Itaipu (CTI), contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias de suporte à sua operação e práticas de educação para o turismo. Esta parte não é visitável.
Outros Passeios:
Há diversos outros passeios no complexo da Usina de Itaipu, como o Refúgio Tatí Yupí, o Viveiro Florestal, o Museu da Terra Guarani, o Zoológico Regional, entre outros.
ILUMINAÇÃO DA BARRAGEM:
Os passeios diurnos são vários e muito interessantes, mas não poderia deixar de mencionar o passeio noturno da Iluminação da Barragem. Um ônibus te leva do Centro de Visitantes ao Mirante Central, onde é possível apreciar um espetáculo de som e luz. Depois o mesmo ônibus o conduzirá pela barragem iluminada.
Novidade - Porto Kattamaram:
As cores vívidas de um dia ensolarado, o deslumbrante pôr do sol sobre o lago de Itaipu e até incríveis noites de luar: muitas são as possibilidades de cenários em um passeio no barco Kattamaram. A nova atração do Complexo Turístico Itaipu reúne conforto e requinte para uma memorável viagem pelas belezas do reservatório da maior hidrelétrica do mundo em geração de energia.
Com uma completa infraestrutura para atender até 200 pessoas, a embarcação tem convés aberto, bar americano, restaurante e solário, ideal para relaxar e contemplar a beleza das exuberantes paisagens. No restaurante do Porto Kattamaram ainda há um deck que proporciona uma vista incrível do lago de Itaipu.
O barco parte do Porto Kattamaram, o último ponto de parada da Visita Panorâmica, e navega beirando a imponente barragem da Itaipu Binacional, com aproximadamente 8km de comprimento, unindo Brasil e Paraguai.
Nas noites de sexta-feira e sábado pode ser realizado um roteiro especial, com visita a Iluminação da barragem e navegação pelo lago com um requintado jantar servido a bordo.
Como Visitar:
Localização: Fica a Noroeste da cidade de Foz do Iguaçu. Há muitas placas indicativas.
Passeios:
- Visita Panorâmica - é o passeio mais rápido e mais barato. Permite que se veja a grandiosidade da usina por meio de visita externa.
- Circuito Especial - é um passeio mais completo, abrangendo a visão externa e interna da Usina.
- Visita Institucional - é o passeio mais completo, mas precisa ser agendado com antecedência.
- Iluminação da Barragem - passeio noturno específico para o show de iluminação.
- Porto Kattamaram - passeio de barco pelo lago Itaipu.
Outros passeios e informações: https://www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes
Sugestões de Passeios de Fronteira: http://www.itaipu.gov.br/turismo-capa
ATENÇÃO! VERIFIQUE A FAIXA ETÁRIA DE CADA PASSEIO, POIS EM ALGUNS SÓ SÃO PERMITIDOS MAIORES DE 14 ANOS.