segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Brasil: Rio Grande do Sul - Canela - Parque da Ferradura

Parque da Ferradura

       Como prometido na postagem anterior, hoje trago a continuação dos parques naturais da Serra Gaúcha. E como o Parque da Ferradura é um destaque entre estes três quando se trata de trilhas em meio à natureza, aqui está ele.
      O parque Vale da Ferradura, localizado a 13 km do centro de Canela, proporciona ao turista integração com a natureza, com mirantes para o deslumbrante Vale da Ferradura, para a Cascata do Arroio do Caçador e Rio Santa Cruz. No Vale da Ferradura, a convivência harmônica com a natureza é um espetáculo à parte. Curta o vento, o sol, as belas vistas, um banho de cachoeira, os animais! Aqui você encontra animais como quati, macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gambá, mão-pelada, veado-mateiro, graxaim e muitos roedores. E também grande variedade de aves de extrema beleza e raridade.
        No alto do canyon de 420 metros de extensão está localizado o Vale da Ferradura - onde o Rio Santa Cruz forma a ferradura que dá nome ao lugar. A vista privilegiada da cascata do Arroio Caçador, o verde e o ar puro são complementos perfeitos para as 4 trilhas, os 3 mirantes e a estrutura de 8 churrasqueiras, playground e lanchonete, numa área total de aproximadamente 200 hectares.
        A área do parque faz parte da bacia hidrográfica do rio Caí. Nesta bacia, existem 11 Unidades de Conservação municipais e/ou particulares, duas estaduais - Parque Estadual do Delta do Jacuí e Parque Estadual do Caracol - e uma federal - Floresta Nacional de Canela.







Mirantes:
• Mirante Vale da Ferradura
É o principal mirante do Vale da Ferradura. Dele você aprecia a vista da Cascata do Arroio Caçador e tem uma visão geral.

• Mirante do Vale do Arroio Caçador
Proporciona uma vista impressionante do vale do Arroio Caçador. O acesso é por uma trilha leve - cerca de 2 minutos.

• Mirante da Cascata do Arroio Caçador
Proporciona uma vista impressionante da cascata do Arroio Caçador. Aqui você desce 50 metros e a trilha é um pouco mais íngreme.

Trilhas:
• Trilha do Rio Caí
São 350 metros de trilha, iniciando a 750 metros altura e terminando a 400 metros altura, no ponto em que o arroio Caçador deságua no Rio Caí. É a principal trilha do parque, com maior nível de dificuldade, pelo declive do terreno. Você vai levar 60 minutos para descer, e 2 horas para subir.

Como a trilha do Rio Caí pode ser dividida em quatro trechos, você não precisa fazê-la inteira. Confira os trechos:

- O primeiro leva a dois mirantes, localizados a 700 metros de altura e de onde se tem uma belíssima vista da cascata do arroio Caçador.

- O segundo trecho vai de 700 até 550 metros de altura e é o de maior extensão e menor dificuldade.

- O terceiro trecho inicia a 550 metros de altura, ponto onde as trilhas do Rio Caí e do Pórtico se encontram, e termina a 450 metros de altura, no leito do arroio Caçador, acima da queda d’água.

- O quarto e último trecho vai de 450 a 400 metros altura e é o de maior dificuldade, pois o declive é acentuado e as condições de umidade são elevadas. Interessante é que parte deste trecho está sujeita a borrifos d’água, porque acompanha a queda da cascata. Ele termina no pé da cascata do arroio Caçador e às margens do Rio Caí, em uma área plana, local para um descanso merecido.

• Trilha do Pórtico
A trilha do Pórtico tem 200 metros, iniciando a 750 metros de altura e terminando a 550 metros de altura, onde se encontra com a trilha do Rio Caí. Nela existe um recanto conhecido como Cascata do Graxaim, e podem ser admiradas araucárias e xaxins.

• Trilha das Cotias
É uma bela trilha, com muita sombra, sem esforço físico, para todas as idades e condicionamentos físicos. Dá para dizer que, mais que uma trilha, é um passeio em meio à natureza. Encontra-se na faixa entre 700 e 750 metros de altura, no platô do parque, acima da trilha do Pórtico. Aprecie a bela paisagem de cactus e bromélias na área mais rochosa.

• Trilha das Pinguelas
Também está entre 700 e 750 metros de altura, porém voltada para a bela vista do Vale da Ferradura. A trilha das Pinguelas acompanha um pequeno arroio e você aproveita a sombra da copa das árvores.


Como Visitar:
Endereço: Estrada da Ferradura, que é uma continuação da Estrada do Caracol, em Canela.
Acesso: Somente com transporte particular ou excursão.
Horário: Das 8:30h às 17:30h
Ingresso: Em torno de R$10,00 por pessoa, com meia entrada para crianças.
Outras Informações: Informe-se no seu hotel, pois não há um site oficial do parque no momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.