O bairro Bryggen e suas charmosas e antigas casas de madeira coloridas
Se você gosta de passeios de natureza, sem dúvida a Noruega é um lugar a ser colocado na sua lista de viagens. Mas se você busca turismo cultural, a Noruega também pode ser seu lugar. Já falamos aqui sobre sua capital, Oslo, em postagem anterior. Hoje, eu convido vocês a embarcar comigo até Bergen e conhecer um pouquinho mais da história e a cultura deste país numa de suas mais belas cidades. Venha comigo visitar o bairro Bryggen.
Bergen ou Berga é o nome da segunda maior cidade da Noruega, com uma população de aproximadamente 250 mil habitantes. A cidade está cercada por sete montanhas, o que lhe confere uma bela paisagem, mas também o título de cidade mais chuvosa da Europa. Foi fundada em 1070, por Olav Kyrre, tendo sido a capital da Noruega até 1299, quando Oslo passou a ser a capital. Ainda assim, continuou a ser a maior cidade da Noruega até à década de 1830.
Entre 1350 e 1750 pertenceu à Liga Hanseática, uma aliança de cidades mercantis que estabeleceu e manteve um monopólio comercial sobre quase todo norte da Europa e Báltico, em fins da Idade Média e começo da Idade Moderna.
Um dos pontos mais antigos da cidade de Bergen é o bairro Bryggen, o antigo cais da cidade, e um marco histórico da importância da cidade como parte integrante da Liga Hanseática.
Em 1360, os Hansas, uma corporação de ofícios formada por mercadores alemães, fundou uma de suas bases de negócios no porto de Bryggen. A partir do local eles iriam dominar o comércio pelos próximos 400 anos, controlando importações e exportações para e de Bergen.
Bryggen foi o nervo central de Bergen desde fins da Idade Média. As fachadas coloridas das casas e depósitos de madeira criaram a imagem mais familiar de referência a Bergen na mente da maioria dos vistantes.
A área também conta com dois museus. O Museu de Bryggen, situado em um edifício moderno construído sobre as ruínas do primeiro povoado de Bryggen, reúne várias peças medievais encontradas em escavações realizadas na região. O Museu de Bryggen também abriga exposições de arte itinerantes e exibições temáticas.
O Museu Hanseático, localizado em uma das antigas construções da época dos Hansa na zona portuária, ilustra a vida de um mercador do século XVIII.
Como opção de passeio nestes museus existe o "Bryggen Guiding", uma caminhada histórica pelo passado de Bryggen que sai do Museu de Bryggen passando pelas construções de madeira rumo ao Museu Hanseático.
Atualmente, Bryggen é uma das atrações turísticas mais populares de Bergen - tendo atraído o número recorde de 869.686 visitantes em 2011. No local você encontra restaurantes, estúdios de arte, oficinas de artesanato, pequenas boutiques e até mesmo escritórios.
Como curiosidade, dizem que pela instabilidade do solo, assim como acontece com algumas construções em Amsterdam, as casas do Bryggen começaram a se entortar com o tempo. E outro fato, é que, assim como a cidade de Veneza, dizem que o Bryggen seria um dos lugares a sumir caso o oceano elevasse seu nível devido ao degelo.
Então dê uma conferida na veracidade destas histórias pessoalmente dando um giro pelas estreitas ruelas do bairro e veja de perto a arquitetura única em madeira, compre artigos de design local e souvenires trabalhados a mão ou aproveite uma refeição em um dos muitos restaurantes.
A cerca de 400 metros dali, na rua Torget, encontra-se uma outra atração imperdível, igualmente visitada por turistas e locais, o Mercado de Peixe (Fish Market). Lá encontram-se produtos frescos e deliciosas refeições desde peixes frescos e crus, caviares a sanduíches e peixes frescos grelhados.
Como Visitar:
Acesso: O bairro Bryggen está a cerca de 1 km da estação de trem de Bergen e a melhor maneira de desfrutar bem do local é percorrendo-o a pé.
Endereço do Museu Bryggen: Dreggsalmenning 3, 5003 Bergen.
Endereço do Museu Hanseático: Finnegården 1a, 5003 Bergen.
Mercado de Peixe: Está situado na rua Torget a cerca de 400 metros do Bryggen e no caminho do percurso da estação de trem até lá.
Outras informações: Busque no site do visitbergen.com.
Eu achei o museu de Bryggen bem fraquinho... Mas a região é imperdível!!!
ResponderExcluirOlá Fernanda. Obrigada por sua participação. Não tive a oportunidade de visitar os museus, mas concordo que é uma região imperdível. :-)
Excluir