Madurodam - virando criança por um dia
A Holanda é um país lindo, com muito a se ver. Lindas paisagens como as que vimos em postagem anterior sobre o Kinderdijk, museus dos mais variados tipos, sendo alguns até bem curiosos como o Museu do Sexo e o museu do Nosso Senhor do Sótão, ambos em Amsterdam. Também há museus de arte impressionantes como o do Escher, que também visitamos em postagem anterior, na cidade de Den Haag ou Haia em português. Enfim, há muito o que ver, fazer e conhecer, seja culturalmente falando, visualmente lindo ou simplesmente gostoso.
Aproveitando que falamos em Den Haag, esta é uma cidade que com certeza não pode ficar de fora do seu roteiro de viagens pela Holanda, pois é uma cidade encantadora e com vários pontos turístico legais e interessantes. Um dos lugares a ser visitado, te possibilita conhecer toda a Holanda em menos de um dia e de uma forma bem divertida. Ficou curioso? Então venha comigo conhecer esta fabulosa Holanda em miniatura no parque Madurodam.
Madurodam foi assim batizado em homenagem a George Maduro, um estudante de direito judeu de Curaçao que lutou as forças de ocupação nazistas como um membro da resistência holandesa e morreu no campo de concentração de Dachau, em 1945. Em 1946, Maduro foi postumamente condecorado com a Medalha de Cavaleiro quarta-classe de da Ordem Militar de William, a decoração militar mais alto e mais antigo do Reino dos Países Baixos, para o valor que tinha demonstrado na Batalha dos Países Baixos contra tropas alemãs.
Uma senhora chamada B. Boon-van der Starp era um membro de uma fundação para os alunos Sanatório holandês. Neste sanatório estudantes com tuberculose poderiam começar suas curas, mas eles também poderiam estudar. O pós-tratamento custava muito dinheiro, e ele não estava disponível. O apoio financeiro foi necessário. A senhora Boon-van der Starp ouviu falar sobre um parque em miniatura em Beaconsfield, Inglaterra - Bekonscot. Este parque rendia muito de dinheiro e dava bastante lucro, e uma grande parte do que foi arrecadao, foi doado a cada ano para um hospital em Londres.
Após uma reunião entre os pais de George Maduro e Sra Boon-van der Starp, eles decidiram doar os fundos necessários para o projeto Madurodam. Ao doar o dinheiro que era necessário para o projeto, os pais de George Maduro fizeram um memorial para seu filho.
Madurodam é sem dúvida um dos parques de miniaturas mais bem feitos do mundo, pois a atenção e o cuidado com cada detalhe é imprescindível. Cada objeto em Madurodam foi construído em uma escala de 1:25. Quando os gerentes decidem que uma miniatura específica tem que ser fabricada para Madurodam, os construtores vão primeiro pesquisar todos os aspectos do edifício real. Eles vão pesquisar a forma, cor e todas as outras propriedades desse objeto, através da análise de muitos quadros. Após esta busca por informações é possível começar a fazer os modelos. Um computador mede tudo e envia todas as informações para uma máquina que faz o modelo físico. O modelo vai para a sala de pintura onde ganha o visual final. Nesta sala de pinturas as restaurações também têm lugar, pois como a maioria das miniaturas ficam dispostas ao ar livre, elas precisam de retoques de pintura regulares.
Madurodam mostra uma visão realista dos Países Baixos em escala reduzida. Tudo, incluindo a flora e a decoração das ruas, é modelado na escala correta. Estas árvores precisam ser mantidas pequenas, então há muito trabalho envolvido nisto. Também há um grande número de pessoas pequenas em torno dos edifícios, o que mostra a vida real do povo holandês. Estes moradores também mudam com o tempo. No inverno eles usam jaquetas e roupas quentes e no verão eles usam camisetas. Esses pequenos moradores de Madurodam tornam-se cada vez mais multiculturais. Agora também é possível ver alguns dos residentes que vieram de outros países (imigrantes), porque esta é também a realidade na vida na Holanda.
Além das miniaturas, é possível se divertir com outros atrativos do parque, como o da foto abaixo. Este é o melhor lugar para ser criança por um dia outra vez.
Como Visitar:
Endereço: George Maduroplein 1, Den Haag.
Acesso: O acesso para quem chega a Den Haag de trem na Estação Central pode ser feito por meio do bonde (tram) número 9. Para outras formas de acesso veja o site.
Horários: O horário de abertura e fechamento varia conforme os meses do ano. Então confira os horários aqui antes de ir.
Ingresso: Os ingressos para adultos, por pessoa, custam €15,50 (euros). Uma família de 4 pessoas paga um preço promocional de €46,50 (euros) no total. Os ingressos podem ser comprados no local ou online. Consulte e compre aqui.
Outras informações: Veja no site oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.