Barra de Ibiraquera: onde mar e lagoa fazem a festa!
Olá viajantes do mundo e do Meu Mundo Turístico, depois de longas férias nosso querido Blog volta a ativa e cheio de novidades. Usando o calor como inspiração, nada melhor do que recomeçar nosso turismo com uma boa praia! Então venham viajar comigo para o litoral de Santa Catarina, destino de verão de gaúchos, catarinenses e paranaenses, e até mesmo argentinos. Nossa parada no litoral catarinense é na cidade de Imbituba, na localidade de Barra do Ibiraquera.
Não posso deixar de alertá-los, preparem-se para um pouco de trânsito e congestionamento, principalmente devido às obras ainda em andamento da BR-101 (Rodovia Mário Covas) junto ao grande movimento do litoral. Pois é, infelizmente o acesso só pode ser feito de carro mesmo, mas chegar ao lugar é uma boa recompensa!
A praia de Barra do Ibiraquera se junta à famosa Praia do Rosa. É uma praia de águas claras, mas com grande movimento de areia e formação de bancos de areia, e frias, condizente com a região sul do país, porém ainda assim podem ser menos frias que as águas das praias do Rio de Janeiro por algumas vezes. Não é um frio que dói, principalmente num calor como este.
Então, por que ir a uma praia onde a água é fria, com grandes bancos de areia e por vezes com bastante vento? O que faz este lugar ser especial é a Lagoa de Ibiraquera. A lagoa é de água salgada por se juntar ao mar. Conforme o horário das marés, se você ficar no meio desse caminho onde mar e lagoa se juntam você poderá sentir a corrente fria da praia chegando à lagoa ou sentir a corrente quente da lagoa indo para a praia, e se observar bem, verá pequenos peixes, até cardumes, migrando de um lado ao outro, principalmente pela manhã mais próximo à margem.
Para quem gosta de desbravar as diferentes opções do litoral brasileiro, não pode deixar de conhecer Barra de Ibiraquera. Mas atenção, as opções de hospedagem são limitadas, logo, faça reserva antecipada e não espere luxo e muito conforto, as pousadas são simples e bem praianas.
Como Visitar:
Acesso: Somente de carro.
Hospedagem: Pousada Chaday e Pousada Cravo e Canela são duas opções.
Outras informações: Na lagoa há aluguel de pranchas de surf, de stand up paddle e kitesurf.