sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Rio Grande do Sul - Canela: Castelinho Caracol

Castelinho Caracol

Para quem segue viagem rumo às Serras Gaúchas para apreciar o clima e a beleza das cidadezinhas, não pode deixar de conhecer um pouco da história local, da história dos imigrantes que fizeram parte dessas colônias gaúchas. Um lugarzinho que com certeza merece uma visita é o Castelinho Caracol em Canela, uma das primeiras residências da cidade.


Construída entre 1913 e 1915 pela família Franzen em madeira de pinheiro brasileiro (Araucária) extraída no próprio local e tratada por imersão no Arroio do Caracol durante 6 meses. Tem como peculiaridade a não utilização de pregos na montagem das paredes, mas apenas encaixes e longos parafusos. Os cômodos da residência levam a uma verdadeira volta ao passado, formando um museu que abriga os móveis, louças, objetos, utensílios e ferramentas usadas pelos imigrantes na colonização da região. Não deixe de percorrer o terreno da residência!


A culinária alemã está presente e pode ser degustada no melhor Apfelstrudel (torta de maçã) da região das hortênsias mantida de geração a geração, mas prepare o bolso e a barriga, pois é caro e grande. Se bem me lembro custava algo em torno de R$20,00.



Como Visitar:
Endereço: Estrada do Caracol, Km 3, s/n
Horário: Diariamente das 9h às 13h e das 14:20h às 17:40h
Ingresso: R$ 10,00 por pessoa, crianças até 10 anos acompanhadas dos pais não pagam e maiores de 60 possuem 50% de desconto.


Abrindo um Parêntese

Viajarei amanhã, logo o Blog ficará sem atualizações no mês de Janeiro, mas em Fevereiro volto com novidades. Aguardem!!!  :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.