quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Luxemburgo - explorando os túneis das Casamatas

Casamatas Du Bock

Você já pensou em ir à Europa e visitar Luxemburgo? Acredito que pelo menos 80% das pessoas responderiam que não, e destas, 60% me perguntariam onde fica esse lugar e o que há para ver. Pois bem, Luxemburgo é capital do país (e grão-ducado) Luxemburgo, um país muito pequeno, mas bem maior que Liechtenstein por exemplo. É um dos países mais ricos da Europa e está na lista dos melhores lugares do mundo para se viver. O idioma falado é o luxemburguês, mas por fazer fronteira com Alemanha, França e Bélgica, seus habitantes também falam alemão e francês de forma fluente, além do inglês. Então, não se preocupe com comunicação, pois todos falam inglês fluente e te atendem de forma muito simpática!



Por sua localização estratégica, Luxemburgo era de interesse de vários povos quando da época de guerras franco-prussianas e até mesmo espanholas. A cidade e capital Luxemburgo tem uma localização impressionante, fica no alto de um promontório com vistas para vales profundos e desfiladeiros. Durante séculos, esses desfiladeiros foram a chave para a defesa da cidade. Hoje este promontório dá o título à cidade de "Varanda mais bonita da Europa".


Além da beleza da cidade (principalmente fora do inverno), o ponto turístico mais interessante é a Casamata Du Bock. Consiste em túneis subterrâneos construídos primeiramente em 1644, na época da dominação espanhola. As galerias de 23 km de comprimento foram ampliadas apenas 40 anos mais tarde por Vauban, o engenheiro militar francês e construtor de fortalezas, e no século XVIII pelos austríacos.




As passagens defensivas subterrâneas foram feitas em diferentes níveis e atingem 40 metros de profundidade no vale (prepare-se para as escadas em espiral desgastadas, vá com calçado apropriado!). Caso fosse invadida, nos mais profundos túneis havia bombas para serem detonadas matando a todos que estivessem na fortaleza. São essas impressionantes obras de defesa que conferiram a Luxemburgo o nome de "Gilbratar do Norte".



Após o desmantelamento da fortaleza, em 1867, 17 km das casamatas foram poupados e deixados em boas condições. Desde 1993, a Bock e a Pétrusse (outra casamata) estão abertas ao público. As muralhas da fortaleza e a impressionante e histórica Cidade Velha gozam de excelente reputação internacional e, em 1994, foram classificadas pela UNESCO como Patrimônios Mundiais.


Das Casamatas Du Bock, além de vivenciar os túneis e galerias subterrâneas, também se tem vista para a Abadia de Neumünster, para o vale e para o Viaduto (linda ponte velha de arcos), e ainda acesso ao Hollow Tooth ou Dent Creuse Castle, uma ruína de uma das torres do castelo de 965 d.C e ao Promontório Bock, a "Varanda" com uma linda vista do vale.





Como Visitar:
Endereço: Situa-se na Montée de Clausen (mas é fácil se localizar com um mapa da cidade dado nos hotéis)
Horário: Todos os dias até o início de Novembro (Março está aberta) das 10h às 17h.
Ingresso: Adultos 3,00 euros e crianças 2,50 euros.
Acesso: a cidade é pequena e dá para fazer tudo a pé em 1 dia ou 2 dias, dependendo do ritmo.
Outras informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.