A pérola belga do rio Meuse
Dinant é uma simpática cidadezinha mais ao sul de Bruxelas, indo em direção à França. Está distante aproximadamente 100 km de Bruxelas e apenas 20 km da fronteira com a França. Apesar de pequenina, sua grandiosidade histórica e sua beleza interiorana são de tirar o fôlego. Uma vez por ano este lugar fica cheio de adoradores do jazz que vem assistir ao Dinant Jazz Night (Leffe Jazz Night). Os preparativos enfeitam ainda mais a cidade.
Há dois pontos turísticos de grande destaque na cidade: a linda Igreja do Colégio Notre-Dame (Collégiale Notre-Dame Église) e a Cidadela (Citadelle).
A Igreja do Colégio Notre-Dame, em Dinant foi originalmente construído em estilo românico. A queda de pedras nas encostas próximas a destruiu em 1227. A Igreja foi parcialmente reconstruída em estilo gótico, com o calcário de Dinant. Mais tarde foi adicionada a torre do sino com sua cúpula em forma de cebola como das igrejas russas. Dentro da igreja, você pode ver o belo vitral, uma grande janela feita por Ladon, que é um dos maiores da Europa.
Ao lado da Igreja há um bondinho que leva até o alto do morro para a Cidadela, mas durante os meses de inverno a opção são os quase 500 degraus. Pelo menos o panorama da esplêndida paisagem, a 100 metros acima do rio Meuse, é deslumbrante e diminui o cansaço.
A Cidadela, em sua grande rocha acima da cidade de Dinant, tem sido arma e museu de história há mais de um século. Na Idade Média, a cidade da "Copères", a segunda maior do Principado de Liège, era uma cidade hanseática (mercantil) conhecida por seus utensílios de cobre, o famoso "dinanderie", daí o nome da cidade. Da Cidadela tem-se uma linda vista da cidade de Dinant. No interior, os visitantes aprendem sobre a história de Dinant, literal e metaforicamente, explorando os corredores do tempo: o saque a Dinant pelas tropas de Carlos, o Temerário, em 1466, a construção de fortificações da cidade de Vauban, Luís XIV brilhante engenheiro e arquiteto, os combates de baioneta de soldados franceses e alemães e o massacre de 674 civis em agosto de 1914. A visita inclui uma olhada na prisão de um regimento disciplinar e até mesmo um encontro com a guilhotina. Também inclui um passeio por trincheiras bem realistas.
Como Visitar:
Acesso: É possível chegar a Dinant de trem a partir de Bruxelas (peça informações na estação sobre qual trem pegar) ou de carro.
Igreja: está aberta o ano todo das 9h às 18h, com visitas guiadas aos Domingos às 15h.
Cidadela: Aberta todo o ano, exceto às 4ª no mês de janeiro e as 6ª nos meses de novembro a março. Aberta de 10h às 18h na alta temporada, na baixa temporada fecha às 16h. O ingresso custa € 8,00 euros por pessoa. Outras informações: http://www.dinant-tourisme.com/dinant/produits/listing/i167/Weapons-Museum--Dinant-Citadel-.html
Mais informações sobre a cidade: http://www.dinant-tourisme.com/
Informações sobre o festival de jazz: http://dinantjazznights.org/en/index.html
Informações sobre o festival de jazz: http://dinantjazznights.org/en/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.