sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Holanda: Amsterdam - Anne Frank Huis

Museu Casa de Anne Frank - as marcas do Holocausto

     Por quase toda a Europa a Segunda Guerra Mundial e o desejo de conquista e purificação da raça de Hitler deixaram muitas marcas, algumas delas fatais. Muitas cidades, inclusive da Alemanha foram reconstruídas da forma como eram antes da Guerra, mas a mágoa passa por gerações, quando há sobreviventes. Como forma de mostrar o horror do dia a dia da Guerra, Anne Frank escreve cada dia em seu diário, diário este que virou um famoso livro. Não possui só o intuito de retratar a desgraça e o sofrimento daqueles dias, mas de deixar para a história, para as gerações seguintes, uma mostra do quanto uma guerra pode ser ruim e destrutiva em todos os sentidos. É sem dúvida um museu que mexe com as emoções, então não deixe de conhecer!



    Anne Frank, nascida em 1929,era uma menina judia que precisou se esconder durante a II Guerra Mundial. A invasão nazista à Holanda ocorreu em 10 maio de 1940. Quando a irmã de Anne foi levada para os campos de concentração, seus pais decidiram que era hora de se esconder. Uma estante de livros tampava a entrada de seu esconderijo, que acabara abrigando um total de 8 pessoas. Sua família foi ajudada pelos empregados de seu pai os quais levavam suprimentos até eles. Anne usa seu diário para desabafar as frustrações e mágoas de sua vida durante os 2 anos que ficou escondida. Mas Anne sempre teve diário e nele ela colocava frases de livros que gostava e histórias que criava, e tinha a intenção que seu diário fosse publicado após a guerra, tanto que começou a reescrevê-lo, mas nunca conseguiu consegui acabá-lo pois, por traição, foi descoberta e levada antes que o fizesse. O único sobrevivente ao holocausto fora seu pai Otto Frank que concretizou o sonho de Anne publicando seu diário em 1947.



Como Visitar:
Endereço: Prinsengracht 263-267, Amsterdam
Acesso: São 2 km de caminhada a partir da estação central de trem. Os bondes 13 e 17 e os ônibus 170, 172 e 174 param perto do museu e passam na estação de trem.
Horários: De novembro a final de março, de 9h às 19h (sábado até às 21h) e de abril ao final de outubro, de 9h às 21h (aos sábados e nos meses de julho e agosto, até às 22h).
Ingresso:  € 9,00 euros. Não está incluído no Amsterdam City Card.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.