sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Bélgica: Dinant - Couque

Couque de Dinant - o biscoito mais duro do mundo

     Em postagem anterior já falamos sobre o turismo da cidade de Dinant, na Bélgica. Como eu havia dito, é uma cidade bem pequena, mas cheia de histórias, e uma delas envolve biscoitos. Isso mesmo, biscoitos! Os famosos e lindos Couques de Dinant vão muito além de simples biscoitos, pois além de serem uma delícia com gostinho de mel eles têm algumas histórias incríveis por trás desta receita exótica que pode deixar muita gente desprevenida sem dente ou na cadeira do dentista. Compre alguns, mas antes veja aqui do que se tratam e como comê-los ou vão acabar como eu e meu marido, quase quebrando um dente e pagando mico na frente dos locais que conhecem o biscoito!


    O famoso biscoito de Dinant, que já virou souvenir da cidade, possui diversas histórias que giram em torno da criação do que vem a ser o biscoito mais duro do mundo, uma mais duvidosa que a outra. Uma lenda diz que as pessoas começaram a jogar biscoitos duros e sem graça nos vizinhos da margem oposta, a Vila Bouvignes, com os quais mantinham uma rivalidade comercial. Outra lenda diz que os biscoitos foram um “presente” a estes vizinhos como símbolo de paz, quando na verdade foi feito com a intenção sacaneá-los e de vê-los ficar banguelas. Outra história remonta ao século XV, com a invasão de Carlos, o Temerário, tendo a cidade ficado desprovida de mantimentos, com apenas farinha e mel para fazer massa e cozinhar. As pessoas teriam feito esses biscoitos duros e os usado como armas, arremessando-os contra seus inimigos. Por ser bem firme, são colocados em moldes de pedra dinanderie para dar forma e detalhes ao biscoito, com técnica de relevo. No princípio usavam moldes que refletiam acontecimentos da época que queriam “consertar” a memória. Em termos históricos o Couque de Dinant tem sua origem num biscoito romano chamado placenta, que era feito de farinha de trigo, mel, óleo e leite de ovelha. Os biscoitos não devem ser mordidos, e sim quebrados em pedaços deixando-os desmanchar na boca. Sei que parecem lindos e dá pena de destruir, mas é preciso comê-los em poucos dias, no máximo 1 semana, depois disso começam a murchar. Não se preocupe, pois há biscoitos menores e simples, redondinhos, que são os mais baratos por sinal.




Onde Comprar:
É bem fácil de achar, mas somente na cidade de Dinant. Na Rue Grande 145 e 147, que fica ao lado das principais atrações (Igreja e Cidadela). Não são baratinhos, mas não dá para deixar de provar. Mas lembre-se, não morda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.