quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Buenos Aires: Palacio de Aguas Corrientes e Museu del Inodoro


Palacio de Aguas Corrientes e Museo del Inodoro






O Palácio de Águas Correntes é uma das obras arquitetônicas mais significativas do final do século XIX, em Buenos Aires. Sua construção foi iniciada em 1887. Como solução sanitária às epidemias da época e à crescente imigração europeia, Buenos Aires empreende a renovação de seu sistema de águas, encarregando desta tarefa uma companhia britânica, uma das mais avançadas da época.

A obra faraônica necessitava de um edifício de grande esplendor e magnitude para fazer jus ao grande investimento de mais de 5 milhões de pesos argentinos. Assim se definiu sua arquitetura eclética com elementos do renascentismo francês, em que foram usadas 170 mil peças de cerâmica e aproximadamente 130 mil ladrilhos esmaltados ingleses. Foram adicionadas ainda peças de terracota (um tipo de cerâmica) e os escudos das províncias argentinas (na época eram 14) e da capital Buenos Aires, compondo uma autêntica joia decorativa. As 4 torres de suas esquinas, suas cúpulas e mansardas lhe dão sua aparência monumental.

Sua construção se prolongou por 7 anos, com sua inauguração ocorrendo finalmente em 1894. No interior do Palácio foram postos 12 tanques metálicos de água para abrigar 72 toneladas de litros de água, o que certamente significou uma evolução em termos sanitários para toda a cidade.

Hoje em dia funcionam ali escritórios da empresa de águas, e como detalhe interessante, também o Museu do Patrimônio de Águas Argentinas, onde se exibem entre outros, uma importante coleção de vasos sanitários de todas as épocas e sistemas sanitários, que merecem uma visita. Além desta inusitada coleção há móveis antigos lindíssimos em exposição neste museu.




Como Visitar:


Endereço: Avenida Córdoba, 1950, Centro, Buenos Aires.
Horário: Segunda a Sexta, das 9h às 13h. (confirmar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.