Caverna do Diabo - Uma viagem ao Centro da Terra
No Parque Estadual de Jacupiranga, no município de Eldorado Paulista, uma grande caverna cheia de curiosas formas e desenhos formados pela natureza está a sua espera para ser explorada. Para desvendar mistérios subterrâneos, embarque numa viagem ao centro da Terra e venha conhecer a Caverna do Diabo.
Uma caverna com 6.500m de extensão dos quais 700m são visitáveis, passando por escadarias, rampas e formações rochosas.
Oficialmente descoberta por Richard Krone em 1891, a Caverna do Diabo ficou assim conhecida pelos moradores dos antigos quilombos da região, que usavam a área fresca logo na entrada da caverna para guardar e preservar a colheita. Frequentemente, entretanto, encontravam seus “estoques” remexidos ou espalhados fora da caverna e interpretaram esse resultado das ações dos animais da floresta como trabalho do diabo. A lenda ganhou força com os moradores que ouviam os sons da água vindo do interior da caverna e achavam que eram vozes de pessoas conversando, que eles também atribuíam ao diabo.
Desenhos do Diabo e do Índio |
Hoje, a Caverna do Diabo oferece magníficas formações rochosas, de cores variadas, num mundo subterrâneo único. Estalagmites, helegtites e estalagtites dão beleza ao local.
Seu rio, que corre por toda a extensão da caverna, termina numa queda d'água chamada Cachoeira Mão de Deus (infelizmente não tive oportunidade de ir, por isso, não há foto), cuja visita é recomendada por moradores e guias da região, mas seu acesso é mais precário em termos de infraestrutura. A Caverna do Diabo conta com estacionamento, sanitários, restaurante e loja de lembranças, mas é difícil aceitar cartão por lá, portanto, melhor se prevenir levando um dinheiro. A visita é acompanhada de guia. Você pode levar sua própria lanterna para observar mais os detalhes.
Ainda é possível ir sentido Iporanga e conhecer o Parque PETAR, com mais cavernas e outras atrações.
Como Visitar:
Endereço: Seguir sentido Jacupiranga e Eldorado. Seguir pela SP-165 (seguir as placas).
Horários, Ingresso e Regras de Visitação: http://www.cavernadodiabo.com.br/Ingresso.html
Outras informações: http://www.cavernadodiabo.com.br/index.html