quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

França: Étretat

Étretat, um cantinho de férias francês

Viajando para um pouco mais distante, vamos viajar de uma falésia para outra, chegando a um pequenino balneário francês ainda pouco conhecido por turistas estrangeiros (não franceses), mas que ficou famoso por encantar e inspirar o pintor Claude Monet.


Passear pelas ruas da cidade é uma delícia, entretanto o ápice do passeio está nas caminhadas pelas trilhas das falésias. Étretat é mais conhecida por suas falésias, incluindo três arcos naturais e a "agulha" pontiaguda. Estes penhascos e os resortes de praia atraíram artistas como Eugène Boudin, Gustave Courbet e Claude Monet, e foram destaque no romance "Arsène Lupin em A agulha sem Valor" de Maurice Leblanc. Dois dos três arcos famosos visto da cidade são a Porte d'Aval (o elefante) junto com a "agulha", e Porte d'Amont. No topo da falésia de Porte d'Amont se vê a estrutura da capela Notre-Dame de la Garde, protetora dos pescadores. A atual construção substitui a capela do século XIX. O Manneporte é o terceiro e o maior deles que não pode ser visto a partir da cidade, é preciso subir a Porte d'Aval e caminhar um pouco sobre a falésia. A partir dela também será possível avistar um farol ao longe.







A cidade é pequena e um pouco cara, tendo praia e falésias como únicos atrativos, mas que compensam e emocionam os que buscam interação com a natureza, uma boa praia, descanso e um visual estonteante. Recomendo a hospedagem no Hotel Dormy House, pode parecer uma extravagância para o bolso, mas um apartamento grande com vista para o mar e para a falésia deixam qualquer casal ainda mais apaixonado, qualquer pessoa mais relaxada e qualquer família mais deslumbrada e feliz. Não precisa ser o apartamento com varanda, esse é mais caro, basta ser o que tem vista para o mar. Mais informações do hotel no site (http://www.dormy-house.com/). É possível conseguir melhores preços no site do Booking.com. O hotel também conta com restaurante panorâmico, mas é preciso fazer reserva mesmo que o pessoal do hotel insista que não é necessário. O preço é bem próximo a dos demais restaurantes da cidade no menu turístico com entrada, prato principal e sobremesa.





O acesso à cidade é somente de carro, seguindo para a região norte da França, na região da Normandia. Fica a aproximadamente 200 km de Paris. A praia pertence ao Oceano Atlântico, mas ao trecho do Canal Inglês, pois se você pegasse um barco e cruzasse a praia, o oceano, em linha reta para o norte chegaria à Inglaterra. Não deixe de conhecer esta maravilha da natureza!

Como Visitar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.