quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Brasil: Rio Grande do Sul - Parque Nacional dos Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral

Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral

Quer um parque com beleza natural única, rara, inigualável, cheio de trilhas e desafios para aventureiros, ou simples caminhadas para as famílias, e com paisagens de tirar o fôlego de qualquer ser humano? Então este é o seu lugar, conheça os Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, abrangendo uma área de 30.360 hectares, distribuída ao longo dos contrafortes da região natural comumente denominada de Aparados da Serra, inserida na Formação Geológica Serra Geral – daí a origem do nome destas importantes unidades de conservação.

Foto oficial do site do parque

Destaca-se neste cenário regional uma conformação geográfica bastante particular, caracterizada principalmente por paredões verticais de até 700 m de altura em transição abrupta com o relevo suave ondulado do planalto, como se este tivesse sido “aparado” à faca. É esta particularidade a responsável tanto pela heterogeneidade de ecossistemas quanto pelo potencial turístico de ambos parques, nacional e internacionalmente conhecidos pelos famosos e impressionantes cânions localizados no interior de seus limites territoriais.

São dois cânions: o Fortaleza e o Itaimbezinho
O Canyon Fortaleza está situado a 23 Km de Cambará do Sul, no Parque Nacional da Serra Geral, com acesso pela CS-423.
O nome Fortaleza deve-se à configuração do terreno, talhado de tal forma que lembra as muralhas de um forte, com suas pontes e torres. Suas escarpas atingem, em alguns lugares, 900m de altura. A vegetação verde-escura que se vê agarrada às rochas, ao fundo, é constituída de colossais folhas chamadas de "abóbada do diabo", que chegam a medir 1,50 m de diâmetro.
A Cachoeira do Tigre Preto forma a mais bela queda d´água do conjunto de cascatas e pode-se ver num ângulo bastante raro. As pedras permitem que se vá até o meio das águas.No cânion Fortaleza é possível conhecer o Mirante do Fortaleza, a Cachoeira do Tigre Preto e a famosa Pedra do Segredo. Funciona diariamente, sem infraestrutura.
O cânion se estende por cerca de 5.800 metros de comprimento, 2.000 metros de largura e uma profundidade de 600 metros. Para uma melhor visibilidade é necessário percorrer uma trilha de 1.700 metros no Morro Fortaleza. É possível observar cerca de 95% do cânion e as praias que fazem limite entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina de cima do morro.




Pedra do segredo

O Canyon Itaimbezinho está localizado entre Cambará do Sul e Praia Grande, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a 18 Km da sede do município. O acesso ao parque é possível através da RS 429 ou pela SC 360, em uma estrada de chão batido.
Sua formação rochosa existe a pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores do Brasil, sua extensão atinge 5.800 metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m. As paredes de cor amarelada e avermelhada são cobertas, de ponto em ponto, por vegetação baixa. Ao redor do cânion os pinheiros nativos completam a paisagem.
O Rio Perdizes desce as paredes rochosas para formar a cascata Véu de Noiva de uma beleza sem igual, esta cai de uma altura de 700 metros, produzindo uma bruma antes de atingir o fundo do cânion. No azulado do cânion, como gigantesca serpente, o Rio Boi se move preguiçosamente entre as pedras, formando uma série de caprichosas cachoeiras, que deslizam para o vizinho Estado de Santa Catarina.
O Parque Nacional dos Aparados da Serra é administrado pelo IBAMA, cuja sede está localizada no Parque. Lá é possível encontrar lanchonete, banheiros, estacionamento, espaço cultural, além de guias que auxiliam os turistas a realizarem as trilhas do local. São elas:
Trilha do Vértice: a trilha inicia no centro de visitantes do Parque Nacional dos Amparados da Serra, em menos de uma hora de caminhada é possível alcançar a borda do cânion Itaimbezinho, chegando até a queda da cascata Andorinhas.
Trilha do cotovelo: uma trilha leve de, aproximadamente, 6,3 quilômetros. A mesma leva até um mirante que proporciona uma visão geral do cânion. O último horário de saída para trilha é as 15:00 horas.
Trilha do Rio do Boi: consiste e em uma trilha longa e cansativa , são 8 quilômetros de ida e volta, podendo durar até 7 horas. É a única trilha que permite acesso no interior do cânion. Ela parte da cidade de Praia Grande. Há diversas travessias pelo rio do Boi, dependendo muito do nível do rio. Ao longo da trilha é possível tomar banhos em piscinas naturais de águas geladas.






O caminho a ser percorrido até os cânions e entre eles podem revelar paisagens bucólicas muito bonitas.



Como Visitar:
Acesso: carro particular ou alugado ou excursão.

Hospedagem: estando de carro é preferível ficar em Cambará do Sul (informações: http://www.cambaradosul.tur.br/) ou Praia Grande (http://praiagrande.sc.gov.br/turismo/item/Hospedagem/), caso vá de excursão há saídas de várias cidades do Sul, dentre elas, Gramado e a própria Cambará do Sul.

Duração: reserve no mínimo 1 dia inteiro para ver os canyons e, caso vá fazer as trilhas, poderá precisar de 2 ou 3 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.