Colonia del Sacramento - um pedacinho de história
Se você quer um lugar para voltar no tempo e desfrutar de uma boa caminhada ao ar livre, à beira da orla ou no centro histórico, ou ainda curtir um passeio de quadriciclo pelas estreitas e pequeninas ruas da cidade, eu lhes apresento uma cidade onde é possível reunir beleza e história, a cidade de Colonia del Sacramento, no Uruguai.
Colonia del Sacramento, inicialmente, Colônia do Santíssimo Sacramento, fundada em 1680 por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, a mando do império português. Foi majoritariamente uma cidade portuguesa, mas fazia parte das disputas pela região da bacia do Prata, provocando reações espanholas por um curto período de tempo. Mais tarde, a nova Colônia do Santíssimo Sacramento foi alvo de disputas entre portugueses e espanhóis, devido a inúmeras guerras, gerando os mais diversos tratados, ora a favor dos espanhóis, ora a favor dos portugueses, culminando com a posse de Portugal em 1817, sob domínio de D. João VI. Em 1828 o Uruguai torna-se independente.
Por conta dessas disputas, Colonia del Sacramento é também uma fortaleza, marcada por construções de características tanto portuguesas quanto espanholas (recomendo um guia para explicações locais).
Em um dia é possível percorrer a pé toda a parte histórica e com tranquilidade, sobrando tempo para passeio de quadriciclo ou para fazer compras nas pequeninas lojas.
O que há para visitar?
As principais atrações são as ruínas da Plaza de Toros do Real de San Carlos (que está desabando, então não pode entrar, só ver de fora), a orla e o bairro histórico, onde encontramos o Portão de Campo, a Calle de los Suspiros, o Farol e as ruínas da Capela e Convento de São Francisco, Igreja Matriz, o resgate arqueológico da casa do governador, entre outras coisas e museus. Caso pretenda visitar os museus, o valor é irrisório, mas só aceitam moeda local (Peso Uruguaio).
Como é o acesso?
O acesso pode ser feito pelo Uruguai, com ônibus que partem de Montevidéu ou de carro particular ou alugado. Mas pode ser feito também pela Argentina, por Buenos Aires, através de excursão ou simples passagem de barco. Eu usei a excursão de "Day Tour" da companhia Buquebus, mas notei pelo Tripadvisor que as pessoas que foram mais recente não gostaram tanto do serviço. Na época achei muito bom, então, caso interesse o site é este (http://www.buquebus.com/BQBPreHome.html).
O que há para comprar?
Para os consumidores de plantão as lojinhas oferecem produtos de artesanato local, souvenirs e, para aqueles que gostam de uma boa bebida, o imperdível "Medio y Medio", uma combinação de vinho com espumante. Mas tem que ser o Roldós, original do Mercado de Montevidéu. Na minha modesta opinião, o rosé é o mais saboroso!
Como Visitar:
Outras informações históricas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B4nia_do_Sacramento
Outras informações de acesso: http://www.buquebus.com/BQBWebV2/web/ENG.Home
Outra informações gerais: http://www.coloniadosacramento.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.