domingo, 16 de fevereiro de 2014

Brasil: Rio de Janeiro - Pão de Açúcar

Pão de Açúcar, mais que belo, é magnífico!

"O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo, o Rio de Janeiro, Fevereiro e Março..."
"Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro, estou morrendo de saudades. Rio, seu mar, Praia sem fim, Rio, você foi feito pra mim. Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara..."

O Rio de Janeiro tem milhares de problemas, como várias grandes cidades do Brasil e de outros lugares do mundo, mas é de uma beleza natural indiscutível, principalmente quando temos o privilégio de ver o recorte da orla bem do alto. É, é uma visão deslumbrante e que a cidade faz questão de compartilhar com seus turistas através de uma de suas principais maravilhas, o Pão de Açúcar.


Saindo da Praia Vermelha e com duas paradas, uma no Morro da Urca e outra no morro do Pão de Açúcar, o local oferece um belo passeio de bondinhos ou de trilhas pela mata (até o Morro da Urca) com paisagens magníficas, completamente afastado do movimento da cidade e interagindo com a natureza. Marca registrada da cidade do Rio de Janeiro, o morro do Pão de Açúcar é uma montanha despida de vegetação em sua quase totalidade. É um bloco único de uma rocha proveniente do granito, que sofreu alteração por pressão e temperatura e possui idade superior a 600 milhões de anos.



O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes, tais como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”.




O Pão de Açúcar, por sua forma de ogiva, pela localização privilegiada, pela presença na história da cidade, pelo original acesso ao seu cume, é um marco natural, histórico e turístico da cidade do Rio de Janeiro.
Marco natural, porque o pico do Pão de Açúcar está na entrada da Baía de Guanabara, sendo referência visual para os navegadores que, do mar ou do ar, o procuram por estar localizado na periferia da cidade.
Marco histórico, porque aos seus pés, Estácio de Sá, em 1º de março de 1565, fundou a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Estácio de Sá chegou ao Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1565 e no dia 1º de março lançou os
fundamentos da cidade, entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, por ser local de mais fácil defesa. O local permitia, não só a observação de qualquer movimento de entrada e saída de embarcações da baía, como facultava a visão interna de todos os possíveis invasores.
Marco turístico, porque a inauguração do teleférico do Pão de Açúcar em 1912 projetou o nome do Brasil no exterior. O teleférico do Pão de Açúcar foi o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo, alavancando o desenvolvimento do turismo nacional. Não é à toa que é chamado de a Jóia Turística da Cidade Maravilhosa.

Bondinho Antigo

Bondinho Novo
Aproveite para conhecer, bem ali pertinho, a linda pista Cláudio Coutinho,  homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol Cláudio Coutinho, antigo formando da Escola de Educação Física do Exército. Integra o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, criado pelo Decreto de 2006. Inaugurada pelo Exército Brasileiro no final da década de 1980, tem a extensão de 1,25 quilômetros, com marcação de distância a cada 50 metros. Circunda o morro da Urca, com acesso a partir da praia Vermelha. Através algumas trilhas a partir dela é possível ter acesso ao morro do Pão de Açúcar.



Como Visitar:
Endereço: Avenida Pasteur, 520.
Ingresso e horário: Consulte (http://www.bondinho.com.br/precos-e-horarios/). É possível comprar ingresso online e evitar filas, verifique!
Acesso: Há uma combinação entre metrô + ônibus (compre bilhete expresso) descendo do metrô na estação de Botafogo e pegando o ônibus 513 (siga as placas de ônibus expresso Urca). Mas há possibilidade de transporte público de diversos lugares e de ir de carro, pois há estacionamento, mas não sei quanto está custando hoje, lembro que não costumava ser muito caro.
Outras informações: http://www.bondinho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.