sexta-feira, 15 de maio de 2015

Alemanha: Berlim - Gedächtniskirche

Um memorial ao imperador e uma lembrança da 2ª Guerra

   Berlim é uma cidade encantadora, com um povo é muito solícito e simpático e uma comida deliciosa, com grandes surpresas a cada restaurante. Mesmo sendo uma grande metrópole, o ritmo de vida não é tão acelerado e a cidade poderia ser um enorme museu de história.
    A maioria das edificações destruídas na 2ª Guerra Mundial foram reconstruídas, muitas delas, em sua forma original. Dentre as principais atrações de Berlim está a Gedächtniskirche ou Igreja Memorial ao Imperador Guilherme. Mas esta igreja não foi reformada, pelo contrário, foi deixada em sua forma original de destruição como uma lembrança do que foi a guerra para os alemães e para toda a Europa.
  Assim, no centro do que seria a Berlim ocidental na época da Guerra Fria, onde as ruas Kurfürstendamm e Tauenzientstrasse se cruzam, as duas avenidas mais visitadas dessa área, se encontra a Igreja em estilo neo-românico, que depois de ter sido destruída durante a Segunda Guerra, permaneceu em ruínas como um memorial dos estragos da guerra e tornou-se assim um símbolo de Berlim. Venha comigo conhecer a Gedächtniskirche.


   O rei Wilhelm II (Guilherme II) decidiu nomear a igreja em honra de seu avô, o rei Wilhelm I. A pedra fundamental foi lançada em 22 de Março de 1891, que era o aniversário de Wilhelm I. A concorrência para o projeto foi ganha por Franz Schwechten que planejou para uma grande igreja, a construção em estilo neo-românico, incluindo 2.740 metros quadrados de parede de mosaico. O pináculo tinha 113 metros de altura e a nave comportava mais de 2.000 pessoas sentadas. A igreja foi consagrada por completo em 22 de Fevereiro de 1906.


   Na Segunda Guerra Mundial, na noite de 23 de Novembro de 1943, a igreja foi irreparavelmente danificados em um ataque aéreo. A igreja foi muito destruída, mas parte da torre e grande parte do hall de entrada sobreviveram. Hoje, dentro da ruína pode-se desfrutar dos mosaicos que restaram e há também uma documentação sobre a história da igreja.





    Em 1961 foi construído ao lado da ruína a nova igreja com sua torre de sinos que contrastam com a antiga igreja. Ela é composta de elementos hexagonais de concreto, onde são encontrados blocos de vidro. Dentro da nave octogonal da igreja, os blocos de vidro coloridos produzem uma intensa luz azul e uma calma meditativa.





Como Visitar:

Endereço: Breitscheidplatz, 10789 Berlin (Charlottenburg)

Acesso: É possível chegar lá de metrô e de ônibus, inclusive com o ônibus 100 que faz trajeto passando por diversos pontos turísticos da cidade. Veja a relação completa aqui.
Informações sobre o ônibus 100, clique aqui.

Horário: Aberto diariamente, das 9h às 19h.

Tour Guiado: Os horários para o tour guiado são mais restritos e o ingresso custa €4,00 euros por pessoa. Veja detalhes aqui.

Outras informações: clique aqui ou vá ao site oficial em alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.