domingo, 24 de maio de 2015

Bélgica: Bruges - Brugse Vrije (Palácio Liberdade)

Brugse Vrije - o verdadeiro tribunal do século XVI

    A cidade de Bruges, conhecida como a Veneza do norte (aliás, existem outras Venezas do norte), é uma cidade de ares medievais, incomparavelmente linda e que merece a visita de todos os turistas que passam pela Bélgica. É um lugar ótimo para famílias, mas excelente para casais apaixonados. Sim, o charme da cidade deixa o clima de amor no ar. A cidade é linda em qualquer estação, mas em épocas mais quentes as flores deixam a cidade ainda mais exuberante.
    Já falei em postagem anterior sobre o maravilhoso passeio de barco pelos canais da cidade, onde se consegue ter uma visão geral da cidade e por um ângulo diferenciado. Mas não há como conhecer Bruges se você não gastar umas boas horas caminhando por suas ruas, que são uma verdadeira volta no tempo.



    Um dos lugares a ser desbravado está situado na Burg Place (Praça do Castelo). Nesta praça ficava o fortificado castelo do Conde Baldwin I contra normandos e vikings que mais tarde foi substituído pela igreja de St. Donatius. Aqui, Carlos, o Bom, Conde de Flandres, foi assassinado em 1127. Na praça há a Stadhuis, uma das prefeituras mais antigas da Bélgica construída entre 1376 e 1420 com a fachada em delicado estilo gótico; o Brugse Vrije (antigo tribunal); a Heilig-Bloedbasiliek (Basílica do Sangue Sagrado). Todos merecem uma visita, mas hoje darei destaque ao Brugse Vrije, o antigo tribunal no Palácio Liberdade. Venha comigo dar uma volta pelo túnel do tempo e conhecer um verdadeiro tribunal do século XVI.



    A visita consiste em entrar no Palácio e dirigir-se a um salão, o salão do tribunal. Lá há algumas cadeiras para você se sentar e apreciar cada detalhe (e são muitos). Para ajudar nisto, na entrada eles te dão um pequeno "mapa" dizendo o que é cada coisa do salão. Mas irei te ajudar um pouquinho antecipando um pouco da história do lugar.
   O palácio data de 1722 a 1727, quando substituiu um edifício do século 16, como a sede da Liberdade de Bruges (Liberty of Bruges) - Liberdade era o nome do distrito em torno de Bruges, na Idade Média. 


  O palácio mais tarde se tornou um tribunal justiça. Dentro, no número 11A, está o Salão Renascentista da Liberdade de Bruges (Renaissancezaal Brugse Vrije), câmara do conselho da Liberdade, que foi restaurado à sua condição original do século 16. O salão tem uma exuberante lareira de mármore preto decorado com um friso de alabastro e encimado por uma chaminé em carvalho com estátuas do imperador Charles V, que visitou Bruges em 1515, e seus avós: o imperador Maximiliano da Áustria, duquesa Maria de Borgonha, o rei Fernando II de Aragão, e da rainha Isabel I de Castela. Os bancos, cadeiras e mesa principal ainda são originais. Hoje, o Palácio Liberdade abriga o Conselho de Administração da cidade.




    Um quadro retrata a antiga organização da sala do Conselho do Palácio de Bruges, na qual se nota as paredes cobertas por tapeçaria e algumas pequenas diferenças para a sala-museu de hoje.


   Nesta mesma praça há alguns restaurantes, então, para terminar seu passeio com chave de ouro, aproveite para provar o prato típico da cidade, o Carbonnade a La Flamande, que é uma carne cozida na cerveja escura belga acompanhado de batatas fritas (o que não podia faltar). Uma delícia!



Como Visitar:

Acesso: Em Bruges, as principais atrações turísticas dão para visitar a pé. Então busque um mapa da cidade no seu hotel ou estação de trem e caminhe até a Burg Place.

Horários: Aberto todos os dias das 9:30h às 12:30h e das 13:30h às 17h, com última entrada às 16:30h. Fechado somente no Natal, Ano Novo e dia 14 de maio.

Ingresso: Adultos pagam €4,00 (euros) por pessoa, maiores de 65 e menores de 26 pagam €3,00 (euros) e crianças abaixo de 12 anos não pagam

Outras Informações: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já foi ou ficou com vontade de conhecer este local, deixe aqui seu comentário.